Início / Vender artesanato / Os 3 Amigos da Venda de Artesanato

Os 3 Amigos da Venda de Artesanato

Você conhece os 3 amigos da Venda do seu Artesanato?

Profissão Artesanato

Quem produz quer vender. Ainda mais nós, artesãs e artesãos, que colocamos nossa alma nas peças que produzimos, queremos mais e mais que todos gostem e comprem!!!

Mas, depois de um tempo… você começa a perceber que só uma encomenda aqui e outra ali já não te satisfaz… nem a mim! Então, lá fui eu para as lojas virtuais… eu fazia algum artesanato e postava na minha loja virtual – eu achava que fazia tudo certo, mas não rendia tudo que esperava. O que estava faltando??? Estava lá a foto relativamente bem feita, o preço, as formas de pagamento… e não rolava!

E lá fui eu com minha experiência de publicitária tentar melhorar – descrição… fotos… etc etc… Um produto ali… outro lá… Caramba!!!

Então, com o passar dos anos, fui sendo apresentada por 3 amigos que juntos trabalhavam em prol de uma coisa chamada Venda! E eu usei isso em benefício das minhas aulas presenciais e DEU CERTO!!!  O pensamento veio igual fogo quando jogamos álcool: E onde eu errei com os produtos então?

Eu não usava os 03 amigos da Venda ou os usava pela metade nas minhas vendas…

Profissão Artesanato

O Primeiro Amigo da Venda do seu Artesanato – O Marketing!

Pois é… Muitos confundem a definição de Marketing como sendo a própria Venda de um produto ou de um serviço. Na verdade, a real definição da palavra é muito mais ampla, referindo-se a planos de ação ou estratégia, que inicia muito antes do produto concebido. É a investigação do mercado onde se quer atuar, estudando o futuro consumidor através de suas dores e desejos e analisando em que contexto o seu futuro cliente está inserido – cidade, grupo social, faixa econômica, etc. É a concepção, fabricação e planejamento da venda do produto. Atinge também o pós-venda, agregando mais valor ainda ao produto comprado ou serviço consumido. Um intercâmbio de relações empresa-consumidor // artesã-cliente, tendo como base suprimir uma necessidade ou uma melhor qualidade de vida através daquele produto ou serviço.

Ou seja, eu ia lá, produzia o que dava na telha e já queria sair vendendo!!!

O Segundo Amigo da Venda do seu Artesanato – A Propaganda!

Esse amigo da Venda é incrível!!!

Propaganda tem sua origem lá atrás, no início da Igreja Católica que em latim é “Propagare”, derivado de outra palavra em latim “pangare” que quer dizer “enterrar, mergulhar, plantar”.

Teórico demais essa definição… eu sei! Mas veja… tem mais kkk A propaganda é passar a ideologia, os benefícios, a satisfação que um determinado produto pode e vai oferecer ao futuro consumidor. É uma forma de influenciar (de forma benéfica) o público, a audiência, o consumidor!! Plantar idéias, criar a simpatia do nosso tão visado cliente à nossa marca, nosso produto, sem dizer que está vendendo!

Sabe quando uma pessoa gosta do nosso trabalho e fica nos elogiando para as amigas? É a Propaganda em ação!

Ahhhhhh!!! É aquilo que o André chama de criar conteúdo, dicas sem oferecer produtos, apenas mostrando o quanto de bom podemos fazer pela nossa persona??? Exatamente!!!

E o Terceiro Amigo da Venda??? A Publicidade!!!

Mas Propaganda e Publicidade não é a mesma coisa? Não! Todo mundo diz que é, né? Mas não é!

Publicidade é uma técnica da comunicação em massa, com o intuito de oferecer informações comerciais com o intuito de vender determinado produto ou serviço.

A Publicidade é quando, depois de estreitado o conhecimento que o consumidor tem da empresa e dos benefícios do produto ou serviço, direciona a atenção para – Eu (A empresa) Tenho a Solução!!!! E então, falamos da venda, do preço, da “ficha técnica” do que queremos que ele compre! É o direcionamento do nosso cliente para a nossa loja virtual, onde lá ele encontrará as informações sobre o que queremos que ele compre! É o anúncio pago nos jornais, nas revistas, no Facebook…

Agora, vocês devem ter percebido que enquanto a Propaganda está agindo para depois a Publicidade entrar de vez, o Marketing nos ampara em todas as etapas. E então depois da entrada triunfal da Venda – ou Vendas – fecha o ciclo de ações com a Pós-Venda! Vou contar para vocês como eu faço….

Direcionei minha loja para um produto mais planejado e personalizado… minha página no Facebook começou a ter cara de “tô aqui para ajudar” e coloquei um brinde que o cliente não espera em meio ao pedido dele junto com o meu cartão de visitas!

Brinde??? Ainda tem isso??? Se você quiser tem… eu faço isso, afinal, ele acreditou nas minhas idéias, em como eu o ajudei nas suas dores ou desejos e como o meu produto foi de encontro ao que ele queria! Merece saber que sou grata por ele existir.

Sobre Glauber

Consultor de Marketing Digital e apaixonado por artesanato. Acredita que as pessoas podem e devem trabalhar com aquilo que realmente gostam. É o criador do site Profissão Artesanato onde compartilha diversas dicas e experiências.

Veja Também

Blog de artesanato – Vale a pena ter um?

Você sabia que um blog pode ajudar nas vendas dos seus artesanatos? Ele pode ser …

Profissão Artesanato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *