Início / Vender artesanato / Como vender artesanato pela internet

Como vender artesanato pela internet

Se você é artesã, pretende vender os seus produtos, mas tem dúvida de quais são os melhores lugares para vender artesanato, saiba que a internet é uma ótima opção. Com estimativa de 81 milhões de usuários e um emergente mercado de produtos manuais, a internet passou a ser fundamental para o reconhecimento e sucesso que você procura.

Profissão Artesanato

Como vender artesanato pela internet

Existem diversas formas de vender na internet. Você pode anunciar os seus produtos em sites específicos de artesanato, em classificados virtuais, redes sociais e até ter a sua própria loja virtual.

Separei nesse artigo os principais canais que você pode utilizar, desde os mais simples até os mais profissionais, e algumas dicas importantes para ter sucesso em cada um deles.

Quais são os melhores lugares para vender artesanato na Internet?

Elo7

Você conhece o Elo7? Se não conhece, você precisa conhecer! Ele é um portal de artesanato criado em 2008 que reúne o trabalho de vários artesãos. Por ser um site bem específico, ele é um dos melhores lugares para vender artesanato, sendo considerado o mais importante, principalmente para quem está começando.

Ele permite que você crie a sua própria lojinha dentro do site e venda seus produtos. Nele você poderá aceitar pagamentos no cartão de crédito ou boleto, via Moip. Ele é gratuito, mas trabalha com uma comissão de 12% sobre cada produto vendido.

Profissão Artesanato

O cadastro é bastante tranquilo. Basta entrar no site, clicar em “quero vender” e preencher com os dados pessoais. Esse é o primeiro passo para você criar a sua própria lojinha. No Elo7, você pode personalizar a sua loja com logo, faixas e banners, pode criar álbuns para os seus produtos, ter um endereço personalizado (loja.elo7.com.br), avaliação de clientes, entre outros detalhes super importantes para o processo de vendas.

Depois de sua lojinha criada, basta organizar tudo e deixar ela com a sua cara! Capriche nos títulos, nas descrições, categorizações dos produtos e principalmente nas imagens. Faça o máximo para proporcionar um atendimento nota 10. Ah, e divulgue bem a sua loja nas redes sociais e blogs. Se tiver um dinheiro para investir, você pode pagar pelo destaque na busca, onde seu produto aparecerá em evidência na hora que os clientes realizarem determinadas consultas no site.

Quer mais dicas de como vender no Elo7? Faça o Curso Gratuito Elo7 Essencial.

Br Artesanato

Parecido com o Elo7, o Br Artesanato foi criado em 2009 e é um portal exclusivo especializado na divulgação, promoção e valorização da arte e artesanato. Menos popular que o Elo7, mas bastante promissor, o Br Artesanato permite que você venda seus produtos de forma simples. Nele é possível criar descrições, adicionar imagens e cadastrar os seus produtos em categorias específicas. Uma ótima e simples oportunidade.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um site que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas possam vender ou comprar produtos. Foi criado em 1999 e desde lá recebe cada dia mais visitas, possuindo mais de 95 milhões de usuários cadastrados. Quando perguntam quais são os melhores lugares para vender artesanato, com certeza o Mercado Livre não pode ficar de fora.

O Mercado Livre é gratuito. Nele você cria a sua conta e pode anunciar os seus produtos. Assim como o Elo7, funciona com comissão. O valor da comissão depende do tipo de destaque que você aplica em sua loja, mas gira em torno de 10 a 16%.

No mercado livre você pode adicionar fotos e criar descrições detalhados sobre seus produtos. Uma prática muito comum é a criação de templates com detalhes sobre o produto, venda e forma de entrega. Você pode aceitar pagamentos no cartão de crédito ou boleto, via Mercado Pago.

Facebook

O Facebook já é bastante conhecido, e muito utilizado para divulgação. Hoje, com mais de 90 milhões de usuários cadastrados, é a rede social que proporciona um alcance incrível de pessoas.

Para vender os seus produtos no Facebook, você pode utilizar sua fanpage, divulgar em grupos e até mesmo no seu perfil.  Não se esqueça de utilizar boas imagens e criar descrições detalhadas e completas dos seus artesanatos. O Facebook é uma ótima opção para pequenos e médios empreendedores.

QueBarato e Olx

O QueBarato e Olx são classificados online. Ultimamente eles possuem muitas buscas para produtos artesanais. Neles você pode cadastrar os seus produtos gratuitamente e esperar por compradores. Como são apenas sites de anúncios, você deixa os seus dados de contato, como telefone e e-mail, e os interessados falam diretamente com você para combinar o pagamento e envio. Esses são apenas alguns exemplos de classificados online. Na internet existem outras opções, que quase sempre funcionam de um jeito parecido com os já citados.

Loja virtual

Se você está pensando em um meio mais profissional, pode criar a sua própria loja virtual. Para criar uma loja simples, recomenda-se o uso de plataformas de e-commerce. Plataformas de e-commerce são sistemas que possuem ferramentas necessárias para o gerenciamento e visualização da sua loja virtual (como cadastro de produtos, meios de pagamento, análise de relatórios, entre outros). Para pequenos e médios empresários, uma das melhores plataformas de e-commerce é a Loja Integrada.

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce que foi criada em 2012. Possui diversos planos, inclusive um plano gratuito. No plano gratuito é possível cadastrar até 50 produtos e receber 5.000 visitas. Nos outros planos, esses números de produtos e visitantes são maiores até serem ilimitados.

Outras características importantes da Loja integrada são o controle de estoque, uso de domínio próprio (www.nomedasualoja.com.br), visual personalizado (um site com a sua cara), loja virtual no Facebook, integração com o Mercado Livre, entre outras.

Essa é apenas uma entre as dezenas de plataformas de e-commerce existentes. Pesquise e escolha a que melhor encaixa no seu perfil e orçamento.

Ter uma loja online própria pode ser mais caro do que as outras opções, mas com certeza é um ponto importante para quem quer se profissionalizar e se destacar no mercado.

Não fique de fora!

A tendência da utilização da internet como instrumento de comercialização do artesanato é cada vez maior. Por isso não fique de fora. Saber como vender artesanato pela internet é apenas o primeiro passo, existe uma longa jornada pela frente se você quer ser uma artesã de sucesso. Tenha sempre seus objetivos e metas em mente e os persiga sempre, com certeza você alcançará.

Gostou do artigo? Então deixe um comentário.

Sobre Glauber

Consultor de Marketing Digital e apaixonado por artesanato. Acredita que as pessoas podem e devem trabalhar com aquilo que realmente gostam. É o criador do site Profissão Artesanato onde compartilha diversas dicas e experiências.

Veja Também

Pense como um Cliente

Se tem uma dica matadora que posso dar para você, artesã é PENSE COMO UM …

Profissão Artesanato

8 comentários

  1. Parabéns pelo post, não é fácil vender artesanato pela internet mas com dicas como essas podemos pelo menos seguir um caminho. Existem também diversos sites de classificados grátis que podemos utilizar. Eu geralmente anuncio no olx.com.br e no classificadoslocais.com.br

  2. Tenho muita dificuldade em vender meu artesanato pela internet. Adorei as dicas

  3. Profissão Artesanato
  4. Rogério Augusto Rachel

    Bom dia gostaria de fazer minha carteirinha de artesão como faço onde faço sou de SP.

  5. Quero agradecer pela iniciativa de nos nortear, no universo da net.
    Achei interessante a forma simples com que foi colocada as informações necessárias à cada artesão em seu desenvolvimento.
    Logo vou explorar mais o site e seus links.

  6. Bom dia,
    estou querendo abrir uma lojinha online numa plataforma e-commerce, no meu CPF mesmo, mas surgiu uma dúvida: como fica o imposto de renda? Eu faço bonecas de pano à mão, não emito nota fiscal, e não tenho CNPJ, como devo proceder? Ou sou isenta?

  7. Gedilce de Souza Cândido de Oliveira

    Olá,moro em Terenos ,MS sou artesã , faço vários artesanato, gostaria​de tirar a carteira do artesã,como faço?

  8. Olá, não é fácil vender artesanato, sou cliente do Elo7 mas minhas vendas caíram muito nos últimos meses, estou anunciando em outras plataformas, recentemente cadastrei meus produtos na Ateliweb, o atendimento deles é fantástico, eu recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *