Início / Vender artesanato / Como divulgar seu artesanato no Instagram?

Como divulgar seu artesanato no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas atualmente. Hoje a rede possui mais de 500 milhões de usuários ativos, sendo 35 milhões só no Brasil. Com um número tão grande de usuários, o público de artesanato nessa rede é cada vez maior, e divulgar o seu produto por lá e uma das melhores formas de ter sucesso nas redes sociais.

Profissão Artesanato

Como divulgar seu artesanato no Instagram?

Conhecendo o Instagram

O Instagram foi criado em 2010 e comprado pelo Facebook em 2012. Ele foi criado para ser uma rede de inspiração e descoberta, onde imagens de pessoas e marcas são postadas e admiradas. Isso tudo na palma das mãos, já que para postar na rede social é preciso utilizar dispositivos móveis que tenham sistema operacional Android, IOS ou Windows Phone. Segundo dados do Facebook, 75% das pessoas olham as imagens do Instagram para se inspirar e depois tomam uma ação, como comprar o produto ou ir até uma loja.

Como criar uma página no Instagram

Para divulgar o seu artesanato no Instagram, basta criar uma conta na rede. Para isso, primeiro baixe o aplicativo (na App Store, para quem possui Iphone; no Google Play Store, para usuários de Android; na Microsoft Store, para usuários do Windows Phone). Depois de instalado, abra o aplicativo e realize o cadastro, preenchendo seus dados pessoais. O cadastro também pode ser realizado pelo computador, acessando o endereço www.instragram.com. Lembre-se de colocar o nome da sua marca como usuário e nome pessoal.

Fique de olho: O Instagram está testando um novo tipo de perfil especial para empresas, parecidos com as Fanpages do Facebook. Esse tipo de perfil ajudará as empresas a se comunicar de uma maneira mais eficiente com os seus clientes e ter informações valiosas sobre o seu público-alvo. Por enquanto esse recurso está disponível apenas nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Mas pode ficar tranquila, porque assim que estiver funcionando no Brasil, vou ensinar aqui no blog como criar o seu perfil empresarial no Instagram.

[su_button url=”https://profissaoartesanato.com/como-calcular-preco-de-artesanato/” background=”#ef2e2d” size=”10″ wide=”yes” center=”yes”]LEIA TAMBÉM: Como Calcular Corretamente o preço do Seu Artesanato[/su_button]

Dicas para divulgar seu artesanato no Instagram

Agora que você já criou a sua conta no Instagram, fique de olho nas dicas que separei para você divulgar o seu artesanato da melhor maneira:

Profissão Artesanato

1 – Preencha todo o seu perfil

O Instagram disponibiliza apenas um pequeno espaço para descrição no perfil, cerca de 150 caracteres. Aproveite esse pedaço para criar uma descrição que envie tráfego para a sua loja virtual. Inclua o link do seu site, conduzindo o cliente até a página inicial. Também escreva um pequeno resumo sobre a sua empresa e o seu tipo de produto. Capriche também na foto de perfil, utilizando o seu logo.

2 – Crie uma rotina de postagem

Não deixe sua página abandonada ou poste muitas vezes no mesmo dia. Crie uma rotina de postagem e adeque ela de acordo com o seu público. Algumas pesquisas mostram que o melhor horário para postar no Instagram é entre 17h e 18h nos dias de semana, e que o dia de maior interação é domingo entre 13h e 18h. Lembrando que isso não é uma regra, e pode mudar de acordo com o seu ramo.

3 – Use hashtags (corretamente)

Você sabe o que são as hashtags? As hashtags são palavras-chave que vem precedidas do símbolo # (conhecido popularmente como jogo-da-velha) e que, quando usadas, alimentam uma interação dinâmica no Instagram, se tornando uma das principais ferramentas de descobertas.

Elas devem ser utilizadas da forma correta. Utilize as hashtags mais procuradas e use na medida certa. Colocar muitas hashtags na legenda da foto pode ser um pouco desagradável, por isso uma dica interessante é utilizá-las nos comentários.

Algumas hastags populares relacionadas ao artesanato são: #artesanato, #artesanatos, #artesanal, #artesanatobrasil, #artesão, #artesanatobrasileiro #artemanual, entre outras. Use e abuse dessas palavras. Para descobrir mais hastags populares, indico a ferramenta de busca da Websta.

4 – Publique imagens e vídeos

O Instagram permite a postagem de imagens e vídeos. As imagens fazem mais sucesso e resultam em um número maior de interação, mas não deixe de divulgar vídeos. Essa alternância atrai os seus clientes e deixa seu perfil mais dinâmico.

5 – Utilize ferramentas integradoras

Se você acha limitado os recursos do Instagram, pode utilizar algumas das dezenas de ferramentas existentes que se integram a rede. As funcionalidades são diversas: tem ferramenta para edição de imagens, para mensurar o dia-a-dia do seu perfil, para analisar quem está vendo suas postagens, para criar mini vídeos, entre outras funções. Essas ferramentas diferenciam as suas imagens dos concorrentes, além de chamar a atenção positivamente.

Algumas ferramentas interessantes:

6 – Envolva seus seguidores

Incentive os seus seguidores a postar fotos com os seus produtos. Depois compartilhe essa imagem. Isso aumentará a divulgação de seus artesanatos, além de mostrar para seus clientes que você se importa com a opinião deles.

7 – Faça promoções, concursos ou sorteios

Fazer promoções funciona em todos os lugares e no Instagram não é diferente. As promoções são oportunidades que você pode dar aos seus seguidores de ganhar algo da sua marca. Uma maneira já comum de fazer promoções, concursos e sorteios no Instagram é pedindo a marcação de amigos em uma postagem especifica. Uma ótima maneira de ganhar mais seguidores. Mas fique de olho, pois o Instagram possui algumas diretrizes sobre promoções.

Essas são apenas algumas dicas de como divulgar seu artesanato no Instagram. Lembre-se de sempre divulgar o seu Instagram em outras redes sociais, como o Facebook e Twitter. Também divulgue na sua loja virtual e no seu blog, caso tenha. Uma função interessante do Instagram é que ele permite a opção de compartilhamento direto dentro do seu perfil em outras redes sociais. Tente usar essa funcionalidade de vez em quando.

Se você gostou desse artigo, possui alguma dúvida ou sugestão sobre como divulgar o seu artesanato no Instagram, deixe seu comentário. E acompanhe as melhores dicas de marketing para artesanato aqui no blog.

Sobre Glauber

Consultor de Marketing Digital e apaixonado por artesanato. Acredita que as pessoas podem e devem trabalhar com aquilo que realmente gostam. É o criador do site Profissão Artesanato onde compartilha diversas dicas e experiências.

Veja Também

Pense como um Cliente

Se tem uma dica matadora que posso dar para você, artesã é PENSE COMO UM …

Profissão Artesanato

2 comentários

  1. Legal, vou começar a divulgar meu artesanato no Instagram e essas dicas com certeza vão me ajudar.

  2. Como ganhar curtidas nas redes sociais Youtube, Instagram, Twitter etc? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *