Início / Vender artesanato / Como divulgar artesanato nas redes sociais?

Como divulgar artesanato nas redes sociais?

Já comentei muito aqui no blog sobre a importância da produção de um conteúdo único e de qualidade para divulgação de artesanato em mídias sociais como Facebook e Instagram.

Profissão Artesanato

Você tem conseguido criar e publicar esse conteúdo?

O que acontece com muita frequência é uma grande dificuldade de novos empreendedores em produzir o conteúdo certo e planejar a sua publicação. O que poucos sabem é que pode ser criada uma ferramenta para auxiliar nessa tarefa: é o calendário editorial de conteúdo. O calendário editorial é perfeito para ajudar no seu planejamento, e um bom planejamento é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma marca.

Como divulgar artesanato nas redes sociais?

O que é o calendário editorial de conteúdo?

O calendário editorial de conteúdo é uma forma de organizar e administrar todos os conteúdos que serão postados em suas redes sociais (e também blogs, e-mails e outras plataformas informativas). Assim, você não precisará se preocupar com o texto ou a imagem minutos antes de postar, pois tudo já estará planejado e criado.

O calendário possui informações importantes como: datas de publicação, prazos para a produção do conteúdo, temas e formatos dos conteúdos, palavras-chave utilizadas, datas de lançamentos de conteúdos, divulgação em redes sociais, e outros dados.

Profissão Artesanato

O calendário editorial de conteúdo mostrará uma visão clara de tudo que tem sido e será vinculado em seus meios comunicativos.

Benefícios do calendário editorial de conteúdo

Desenvolver um calendário editorial é uma das principais etapas do marketing de conteúdo (forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de informações para adquirir e educar clientes), e com ele, alcançar um bom resultado será muito mais fácil.

De acordo com o crescimento nas vendas do seu artesanato, do número de redes sociais que você utiliza (que crescem cada vez mais) e do seu número de seguidores, se perder nos conteúdos é algo que pode acontecer, e o uso de instrumentos como esse acabam se tornando imprescindível para nós, artesãos empreendedores.

Algumas vantagens do calendário para a divulgação de artesanato são:

1 – Melhora na frequência de publicações: com um calendário de divulgação, a frequência de suas publicações irá melhorar. Sua página não ficará muito tempo sem conteúdo ou com um grande número de informações;

2 – Não repetição de assuntos: sem um calendário editorial fica difícil acompanhar todos os artigos publicados nas redes sociais da sua marca. Para evitar assuntos repetitivos, basta checar o seu calendário antes de criar novas pautas de matérias;

3 – Diversificação de formatos de conteúdo: as redes sociais disponibilizam diversas formas de conteúdo. Ter tudo especificado em um calendário, ajudará você a diversificar as suas publicações. São inúmeras as opções, dependendo do canal: vídeos, imagens, textos, gifs, infográficos, relatórios, pesquisas, entre outros;

4 – Diminuição de atrasos: a produção de um calendário editorial garante um planejamento prévio, logo atrasos ocorrerão em um número reduzido. Você poderá acompanhar em quais etapas cada tarefa está e garantir que elas serão finalizadas a tempo;

5 – Definição dos responsáveis para cada tarefa: a indefinição de tarefas causa desagrado quando trabalhamos em equipe. Se alguém trabalha junto com você nas divulgações de artigos, você poderá deixar claro quais as funções e responsabilidade dessa pessoa no calendário editorial de conteúdo;

6 – Análise dos resultados obtidos: com um calendário editorial de conteúdo, você conseguirá garantir se a sua estratégia de postagem está dando certo ou não. Com ele você poderá controlar a quantidade de conteúdo que está sendo produzido e se ele está sendo feito do jeito correto.

Como criar um calendário editorial de conteúdo

Cada empresa costuma criar o calendário editorial de acordo com as suas preferências. O que não pode ser esquecido é a maneira como as informações estarão dispostas na ferramenta. Organize tudo em um mesmo padrão para garantir a compreensão de tudo o que foi planejado. Abaixo algumas dicas e modelos que podem te ajudar:

1 – Escolha uma ferramenta adequada: as ferramentas mais utilizadas são as planilhas do Excel, Google Planilhas ou Libre Office. Outras pessoas preferem usar o Google Calendar, criando um calendário editorial com um formato diferente. Essas planilhas poderão ser acessadas de diversos lugares e dispositivos diferentes.

2 – Defina uma frequência de publicação: depois de escolher uma ferramenta, comece a definir a frequência de publicações. Isso irá influenciar toda a estratégia e a quantidade de conteúdo produzida. Escolha um número que você realmente conseguirá cumprir.

3 – Desenvolva uma boa estratégia de conteúdo: depois de planejar a frequência do conteúdo, defina a estratégia que será utilizada. Adicione algumas colunas como: data da publicação, horário da publicação, data limite para finalizar o conteúdo, status, autor, título e página do conteúdo.

4 – Escolha os canais para a divulgação do seu conteúdo: com uma estratégia de conteúdo definida, escolha os canais de divulgação. Como dito anteriormente, as redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, e blogs são ótimos canais para divulgar conteúdos interessantes. Adicione todos esses canais em sua tabela. Junto a isso, adicione outros dados como: quem será responsável pela publicação e o status, data e horário .

5 – Siga o cronograma e mantenha-o atualizado: após criar o calendário editorial, chegou uma das partes mais importantes que é a atualização do cadastro. De nada adianta criar e não atualizar. Preencha todas as colunas que você criou, com frequência. Atenção: manter o cronograma cadastrado não significar mudar as datas e horários.

6 – Meça resultados: após criar e manter sempre atualizado o cronograma, análise o que deu certo e errado. Continue com o que foi bem e refaça as estratégias que não deram um bom resultado. Essa mensuração de resultados é bastante importante para o sucesso de seu calendário.

Pronta para criar o seu calendário?

E então, pronta para criar o seu calendário editorial de conteúdo para artesanato? Lembre-se que ele é um documento que inclui toda a programação do seu conteúdo e é de extrema importância para a sua empresa, seja ela micro ou grande.

Qualquer dúvida sobre o calendário ou sobre como ganhar dinheiro com artesanato, entre em contato e deixe seu comentário!

Sobre Glauber

Consultor de Marketing Digital e apaixonado por artesanato. Acredita que as pessoas podem e devem trabalhar com aquilo que realmente gostam. É o criador do site Profissão Artesanato onde compartilha diversas dicas e experiências.

Veja Também

Pense como um Cliente

Se tem uma dica matadora que posso dar para você, artesã é PENSE COMO UM …

Profissão Artesanato

3 comentários

  1. Muito boas dicas.

  2. Eu sempre divulgo meus artesanatos na redes sociais, tenho tido bons resultados

  3. Profissão Artesanato
  4. GESIALY DIAS (Artes Corujinha)Belém-PA

    Ainda não tenho MEI
    fiquei apreenciva com os impostose trabalho informalmente. qual a orientação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *